Lista de comparação

Síndica Lucia Helena

Síndica Lucia Helena

Vamos fechar esse  outubro rosa,  que se destaca como o mês da conscientização do câncer de mama,  conversando com Lucia Helena Oliveira,  síndica do condomínio Leopoldina,  no Maracanã. Ela já enfrentou um câncer de intestino há 10 anos e diz que o carinho e o amor da família fazem toda diferença para  se sentir confiante  e seguir firme na recuperação da  doença. E conta também sobre sua experiência há cinco anos à frente da gestão do edifício onde mora.     

 

 

– Este mês acontece a campanha Outubro Rosa, de conscientização contra o câncer de mama.  O que você considera importante para a prevenção  deste e de outros tipos de câncer?

 

– Ter uma alimentação saudável e não se ater a preocupações.

 

Quais conselhos você daria às mulheres para lidar com a doença de forma mais leve e com menos sofrimento durante o tratamento? 

– Apegue-se a sua fé e viva cada dia como se fosse o último. Agradeça a Deus pela sua vida e peça humildade e paciência. Depois da doença, passei a dar maior valor à vida, e não me aborreço por pouco. Tudo ficará quando partirmos. Não vale a pena lutar pelo motivo errado.

 

–  Por que você decidiu ser síndica? Quais são os principais desafios e vantagens de atuar nesta atividade?

Eu fui síndica de susto e me apavorei no início. Com o tempo, refleti que não era nenhum bicho de sete cabeças e que poderia contribuir para a manutenção do meu patrimônio e dos demais moradores. Além disso, ajudo a todos sempre que possível. Meu maior desafio foi a reforma do playground do prédio. Tive muitos problemas com o prestador. E  por muitos momentos, pensei que não terminaríamos, mas com muita perseverança, consegui finalizar a obra. Meu próximo projeto é reformar a casa de máquinas dos elevadores e refazer a caixa d’ água.

 

–    De sua experiência como síndica,  qual você considera  a mais marcante? Por que?

Minha experiência com a inadimplência foi muito interessante. Fui compreensiva e, aos poucos, consegui equalizar o problema.

Artigos relacionados

Coluna ‘Síndico e Você’ com Lia Pohlmann

Lia Pohlmann Baptista é síndica desde 2014 do Condomínio do Edifício Georges Seurat, que fica...

Continue lendo

“Síndico e Você” com Denise Fonseca

Síndica há seis anos do condomínio Solar da Praça, administrado pela Irigon, Denise Fonseca diz...

Continue lendo

“Síndico e Você” com Henrique Fernando Borrelli Lott

A nossa coluna Síndico e Você  é com Henrique Fernando Borrelli Lott, que conduz a gestão do...

Continue lendo
WhatsApp Fale com a Irigon