Lista de comparação

Vazamentos entre unidades: como proceder?

Vazamentos entre unidades: como proceder?

Manchas nas paredes ou teto, mofo e até mesmo gotejamento. De todas as situações desagradáveis que podem ocorrer quando se mora em um edifício, vazamentos no banheiro ou cozinha estão entre as mais incômodas.

Mas afinal, quem é o responsável quando ocorre esse problema?

Antes de mais nada, existem dois tipos de redes: a vertical e a horizontal. A primeira, liga a unidade ao encanamento principal do prédio. Já a segunda, conecta a rede principal ao restante do apartamento, levando água aos banheiros, lavabos, cozinha, etc.

O primeiro passo é identificar em qual das redes está ocorrendo o vazamento. Se for na vertical, a responsabilidade é do condomínio, já que é uma rede de uso comum.

Caso o problema seja na horizontal, aí não tem jeito, o morador que deverá realizar o conserto. Mesmo que seja um imóvel alugado, a responsabilidade ainda é do proprietário.

Além disso, a infiltração também pode ser por defeitos no piso ou rejuntes, fazendo com que a água proveniente do vazamento penetre na laje e chegue até a outra unidade. Esse problema é bastante comum em banheiros, especialmente no box.

Nesse caso, a responsabilidade do conserto é da unidade defeituosa. Ou seja, do apartamento com problemas no piso.

E se a parte responsável não quiser efetuar o reparo?

O caminho recomendado é sempre o diálogo. Cabe ao síndico conversar com os envolvidos para resolver a situação de forma amigável, evitando transtornos para todos.

Caso o diálogo não surta efeito, o morador deverá ser notificado e, em último caso, o condomínio poderá ingressar na justiça.

Independente do tipo de infiltração e de quem é a  responsabilidade, sempre se deve tentar resolver da forma mais rápida possível, evitando danos permanentes e ainda mais transtornos para ambas as partes.

Artigos relacionados

Quer alugar seu imóvel? Veja as dicas da Irigon

  Investir em imóveis é o sonho de muitas pessoas. E o aluguel pode ser uma fonte de...

Continue lendo

Seguro imobiliário

O seguro imobiliário é obrigatório oferece proteção para todos os imóveis administrados pela...

Continue lendo

Empreendedorismo em Portugal

Nos últimos anos, o número de brasileiros migrando para Portugal vem crescendo expressivamente....

Continue lendo

Um pensamento em “Vazamentos entre unidades: como proceder?”

  • Benfeitorias em imóveis alugados | Irigon

    abril 26, 2019 at 4:49 pm

    […] fazer alguma benfeitoria ou reparo na propriedade. Seja para consertar uma parede danificada por um vazamento, gradear uma janela ou automatizar um portão de […]

Comentários estão fechados

WhatsApp Fale com a Irigon