Lista de comparação

Vazamentos entre unidades: como proceder?

Vazamentos entre unidades: como proceder?

Manchas nas paredes ou teto, mofo e até mesmo gotejamento. De todas as situações desagradáveis que podem ocorrer quando se mora em um edifício, vazamentos no banheiro ou cozinha estão entre as mais incômodas.

Mas afinal, quem é o responsável quando ocorre esse problema?

Antes de mais nada, existem dois tipos de redes: a vertical e a horizontal. A primeira, liga a unidade ao encanamento principal do prédio. Já a segunda, conecta a rede principal ao restante do apartamento, levando água aos banheiros, lavabos, cozinha, etc.

O primeiro passo é identificar em qual das redes está ocorrendo o vazamento. Se for na vertical, a responsabilidade é do condomínio, já que é uma rede de uso comum.

Caso o problema seja na horizontal, aí não tem jeito, o morador que deverá realizar o conserto. Mesmo que seja um imóvel alugado, a responsabilidade ainda é do proprietário.

Além disso, a infiltração também pode ser por defeitos no piso ou rejuntes, fazendo com que a água proveniente do vazamento penetre na laje e chegue até a outra unidade. Esse problema é bastante comum em banheiros, especialmente no box.

Nesse caso, a responsabilidade do conserto é da unidade defeituosa. Ou seja, do apartamento com problemas no piso.

E se a parte responsável não quiser efetuar o reparo?

O caminho recomendado é sempre o diálogo. Cabe ao síndico conversar com os envolvidos para resolver a situação de forma amigável, evitando transtornos para todos.

Caso o diálogo não surta efeito, o morador deverá ser notificado e, em último caso, o condomínio poderá ingressar na justiça.

Independente do tipo de infiltração e de quem é a  responsabilidade, sempre se deve tentar resolver da forma mais rápida possível, evitando danos permanentes e ainda mais transtornos para ambas as partes.

Artigos relacionados

Impostos incidentes na compra de imóveis em Portugal

Ao comprar um imóvel em Portugal, você deverá estar preparado para pagar não apenas o valor do...

Continue lendo

Cidades preferidas pelos brasileiros em Portugal

Portugal é um dos principais destinos escolhidos pelos brasileiros que desejam sair do país e...

Continue lendo

Inadimplência condominial

Casos de inadimplência são cada vez mais comuns nos condomínios. Entre 2014 e 2017, o número de...

Continue lendo
WhatsApp Fale com a Irigon