Lista de comparação

Banco do Brasil passa a atrelar juro do crédito imobiliário ao prazo do financiamento

No mesmo dia em que a Caixa Econômica Federal lançou uma linha de crédito imobiliário indexado pelo IPCA, o Banco do Brasil anunciou, nesta terça, mudanças na forma de financiamento para casa própria. Por esse novo modelo, quanto menor o prazo de financiamento, menor será a taxa de juros.

O modelo do Banco do Brasil é inédito no mercado financeiro. Segundo o banco, a modalidade busca atender demandas de clientes por taxas mais baixas em prazos de financiamento menores.

A mudança é válida para as linhas do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) — com recursos da poupança e do FGTS e juros limitados a 12% ao ano — e Carteira Hipotecária (CH), que tem livre negociação.

As taxas de juros passarão a considerar o prazo da operação escolhido pelo cliente. Com isso, a menor taxa de financiamento imobiliário no BB passa a ser 7,99% ao ano, que será válido para um prazo de cinco anos. O valor sobe até atingir 8,45% ao ano, para financiamentos de 359 a 418 meses.

A Caixa passou a permitir a atualização do saldo devedor pelo IPCA, o índice oficial de inflação do país. Por esse modelo, o juro será de 2,95% mais IPCA até 4,95% mais IPCA. A projeção é que o IPCA feche este ano a 3,76%.

Fonte: O Globo

Artigos relacionados

Aluguel valorizou 14,05% em 2023. Confira as cidades mais caras do Brasil:

Durante os primeiros dez meses deste ano, o custo do aluguel de residências aumentou em 14,05% no...

Continue lendo

Comprar imóvel é mais rentável que investir em aplicações financeiras, aponta pesquisa

Um estudo feito pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) apontou...

Continue lendo

Empresa lança a primeira rede social do mercado imobiliário

Dezesseis meses é o tempo médio que se leva para vender um imóvel no Brasil, segundo a...

Continue lendo
WhatsApp Fale com a Irigon