Lista de comparação

Senado aprova projeto que facilita conversão de imóveis

  • 11 de fevereiro de 2022
  • Mercado
  • 0
Senado aprova projeto que facilita conversão de imóveis

O Senado Federal aprovou o Projeto de Lei 4000/2021, do senador Carlos Portinho (PL-RJ), por votação unânime. A proposta moderniza o Código Civil para desburocratizar a mudança dos perfis dos condomínios. Ou seja, facilita a conversão de edifício comercial em unidade habitacional e vice-versa. O objetivo do parlamentar é ocupar imóveis obsoletos nos centros das grandes capitais, principalmente depois da popularização do home office.

“É mais um instrumento para nossa retomada pós-pandemia, que alterou as relações de trabalho com a implementação do teletrabalho. Os centros das grandes capitais ficaram vazios e edifícios comerciais sem função. Agora, eles poderão substituir a finalidade de forma mais fácil. Além disso, o projeto vai auxiliar programas como o “Reviver Centro”, no Rio de Janeiro, transformando a realidade urbana. Também teremos um aquecimento da economia com a ocupação de espaços ociosos”, afirmou Portinho.

O Código Civil confere praticamente o ‘direito de veto’ ao proprietário que se opõe a mudar a natureza do imóvel, porque é necessária a unanimidade dos condôminos para concluir a transformação. O PL 4000/2021, apresentado por Portinho, define o quórum qualificado de 2/3 dos condôminos para a mudança de uso dos imóveis.

“O quórum de 2/3 dos condôminos que propõe o PL 4000/21 está alinhado ao quórum exigido para quaisquer questões mais complexas que visam alterar a convenção de um condomínio e afasta o “poder de veto” que confere o Código Civil ao exigir hoje a unanimidade dos condôminos para a alteração do uso do prédio. Torna, assim, justa a relação e mais adequada a legislação no pós pandemia”, concluiu o senador.

Fonte: Diário do Rio, 10 de fevereiro de 2022

Confira aqui outras notícias do setor imobiliário.

Artigos relacionados

Com 360 apartamentos no Centro, setor imobiliário lança segundo residencial pelo programa Reviver

O segundo empreendimento residencial do Reviver Centro foi lançado na manhã da última...

Continue lendo

Mercado imobiliário aposta no Reviver Centro para transformar hotéis em residenciais

Nem a beleza do prédio tombado, nem a localização, a poucos passos da Lapa, fazem do Hotel Monte...

Continue lendo

STJ decide que ITBI deve ser calculado com base no valor pago na compra do imóvel

A Primeira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o ITBI, imposto que é...

Continue lendo
WhatsApp Fale com a Irigon