Lista de comparação

Comprar imóvel é mais rentável que investir em aplicações financeiras, aponta pesquisa

Comprar imóvel é mais rentável que investir em aplicações financeiras, aponta pesquisa

Um estudo feito pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc) apontou que investir em imóveis é uma modalidade mais vantajosa em comparação com outras aplicações financeiras no Brasil. Em Sorocaba (SP), um atrativo é o preço do metro quadrado, que é muito menor em relação a outras cidades paulistas do mesmo porte.

A pesquisa “Valorização do Imóvel no Brasil” foi realizada com dados do mercado entre os anos de 2012 e 2022. Neste intervalo de 10 anos, o rendimento anual dos investimentos em imóveis bateu 12,2%. O número é composto pelos índices da valorização do imóvel mais o ganho com aluguel.

Na sequência, em segundo lugar, ficou o CDB, que é o investimento em renda fixa, com rendimento de 8,6%. Em último lugar vem a poupança, que apresentou um rendimento de 5,8% na média da última década. Já a inflação atingiu a média anual de 6,6% no mesmo período pesquisado.

De acordo com o levantamento, investir em imóveis é uma opção segura porque sofre menos impacto nas crises financeiras. Além disso, o comprador pode alugar o imóvel, o que representa uma fonte importante de complemento para a renda familiar.

Em países desenvolvidos, como os Estados Unidos, por exemplo, muitos aposentados têm no aluguel a grande fonte de renda na aposentadoria, segundo o estudo da Abrainc.

Ainda de acordo com a mesma pesquisa, outra vantagem é a valorização do patrimônio a longo prazo, visto que o mercado imobiliário tem registrado oscilações positivas, levando-se em conta também o crescimento das cidades, demanda habitacional e bairros cada vez mais valorizados.

Uma construtora da cidade recebe uma grande demanda de investidores que buscam imóveis na planta por terem condições mais atrativas em relação ao preço e formas de pagamento, na comparação com unidades já prontas e entregues.

“Percebemos uma procura cada vez mais crescente de investidores. Muitos sorocabanos preferem investir suas reservas em imóveis, que a longo prazo proporcionam uma rentabilidade maior em relação a outros tipos de investimento. É uma parcela muito importante das nossas vendas e, em geral, o cliente que compra uma unidade para investir geralmente retorna para saber sobre os lançamentos com o objetivo de fazer novos investimentos”, explica o CEO da construtora, Sandro Souza.

Metro quadrado mais barato

Segundo o Sindicato da Habitação (Secovi-SP), no 1º trimestre de 2023 o metro quadrado dos imóveis em Sorocaba custava R$ 6.174. É um valor abaixo de outras localidades, como, por exemplo, Campinas (SP), onde o metro quadrado chega a R$ 7.808.

Outro fator que tem movimentado o mercado imobiliário é a migração cada vez maior de moradores da capital para a região de Sorocaba, fato que também impulsiona os negócios firmados por investidores de imóveis.

Conforme o Censo 2022 do IBGE, das 10 cidades mais populosas do Brasil – todas capitais – metade teve queda no número de habitantes. Em contrapartida, cidades do entorno tiveram aumento populacional.

Em Sorocaba, por exemplo, o número de habitantes cresceu 23,3% na comparação com o Censo de 2010. O percentual é 13 vezes maior do que o crescimento populacional da capital – São Paulo, que teve um aumento de 1,80% no número de moradores nos últimos 12 anos. Já a população de Campinas, 14ª cidade mais populosa do Brasil, cresceu 5,40% no mesmo período.

 

Fonte: G1, 27/08

Veja aqui outras notícias do setor.

Artigos relacionados

Aluguel valorizou 14,05% em 2023. Confira as cidades mais caras do Brasil:

Durante os primeiros dez meses deste ano, o custo do aluguel de residências aumentou em 14,05% no...

Continue lendo

Empresa lança a primeira rede social do mercado imobiliário

Dezesseis meses é o tempo médio que se leva para vender um imóvel no Brasil, segundo a...

Continue lendo

Aniversário Irigon

Traga seu imóvel e ganhe até 3 meses de isenção. Não fique de fora! Traga seu imóvel para...

Continue lendo
WhatsApp Fale com a Irigon