Lista de comparação

Principais cuidados ao escolher um imóvel

Principais cuidados ao escolher um imóvel

Na hora de escolher um imóvel, seja para alugar ou na aquisição da tão sonhada casa própria, alguns pontos devem ser observados com bastante atenção, como valores, prazos, condições e contratos.

Confira este artigo que preparamos abordando os principais cuidados que devermos tomar ao escolher um imóvel.

Atenção aos custos além do valor do imóvel

Além do valor do imóvel, deve-se sempre levar em consideração comissões de corretagem, ITBI (Imposto de Transferência de Bens Imóveis), taxas de registro, etc. Coloque na ponta do lápis todos esses valores para ter certeza que o imóvel caberá no seu bolso.

Prazos de entrega

Ao comprar um imóvel na planta, fique atento aos prazos dados pela construtora para a entrega do bem. Segundo a legislação, a construtora poderá atrasar em até 180 dias a entrega do imóvel sem que haja nenhum ônus. Portanto, é sempre bom considerar possíveis atrasos.

Observe cada detalhe

Essa dica vale especialmente na compra ou aluguel de imóveis usados. Observe cada detalhe para não ter surpresas desagradáveis. Se possível, contrate um profissional para inspecionar encanamentos e rede elétrica, assim, você terá certeza das condições do imóvel. Em imóveis mais antigos ou em áreas de risco, é sempre bom contar com engenheiro civl para realizar uma vistoria minuciosa. 

Cuidado redobrado com o contrato

Independente se você está adquirindo ou locando o imóvel, atenção redobrada ao contrato. Leia atentamente todas as condições e, ao surgir qualquer dúvida, consulte seu advogado ou assessoria imobiliária de sua confiança.

Valorização e aumento de impostos

Em alguns lugares, é muito comum a valorização dos imóveis em virtude da sua localização. O problema é que, normalmente, essa valorização vem acompanhada de aumento do IPTU. Fique atento à região onde será localizado seu imóvel e esteja preparado para possíveis reajustes tributários.

Na hora de comprar ou alugar seu imóvel, além de tomar todos os cuidados que mencionamos acima, conte sempre com a experiência e profissionalismo de quem está no mercado imobiliário há mais de 50 anos, conte com a Irigon.

Artigos relacionados

Quer alugar seu imóvel? Veja as dicas da Irigon

  Investir em imóveis é o sonho de muitas pessoas. E o aluguel pode ser uma fonte de...

Continue lendo

Seguro imobiliário

O seguro imobiliário é obrigatório oferece proteção para todos os imóveis administrados pela...

Continue lendo

Empreendedorismo em Portugal

Nos últimos anos, o número de brasileiros migrando para Portugal vem crescendo expressivamente....

Continue lendo
WhatsApp Fale com a Irigon