Lista de comparação

Seguro fiança ou fiador: qual a melhor opção?

Seguro fiança ou fiador: qual a melhor opção?

Ao alugar um imóvel, uma das partes mais importantes do contrato é a garantia que o proprietário receberá o pagamento por sua utilização.

Normalmente, a principal escolha é a de um fiador já que essa opção não tem custos e, comumente, é escolhido algum familiar ou pessoa próxima.

Porém, nem sempre é possível contar com um fiador. A partir dessa necessidade, as seguradoras passaram a oferecer o seguro fiança. 

O seguro fiança consiste no pagamento mensal de uma taxa proporcional ao valor do aluguel do imóvel. Esse pagamento pode ser feito através do cartão de crédito, no formato de cobrança recorrente.

Para o proprietário, há a grande vantagem de que, em caso de atraso, basta comunicar a seguradora para receber o valor pendente.

Já para o inquilino, contar com esse serviço é bem mais prático do que a utilização de um fiador. O processo é muito menos burocrático e normalmente é feito diretamente com a imobiliária. Entretanto, dependendo do caso, o seguro fiança pode acabar pesando no bolso.

Da mesma forma que contratar um seguro fiança pode ser uma solução prática, porém onerosa, a utilização de fiador para garantir o pagamento dos alugueis é bastante burocrática. São diversas exigências como comprovação de renda, possuir imóveis e outros critérios adotados pelo locatário. 

Em caso de inadimplência, o proprietário só receberá do fiador o valor devido após ingressar com ação judicial, o que pode demorar consideravelmente.

Outra opção que pode ser utilizada é garantia de aluguel. Nesse caso, o inquilino faz um depósito antecipado de um valor correspondente a até três meses de aluguel. Ao final do contrato, caso não haja reparos, o inquilino poderá reaver o valor depositado.

Independente da forma de garantia escolhida, conte sempre com experiência de quem está há mais de 50 anos no mercado imobiliário. Acesse nosso site e encontre o imóvel ideal para você. Alugue tranquilo, alugue com a Irigon. 

Artigos relacionados

Gastronomia portuguesa: as melhores cidades

Quando falamos em Portugal, logo lembramos da gastronomia. O bacalhau, os doces tradicionais, o...

Continue lendo

Devolução de imóvel alugado

A entrega das chaves ao proprietário é um dos momentos que mais pode causar tensão entre locador...

Continue lendo

Quer estudar fora? Estude em Portugal!

Quem nunca pensou em estudar fora do país? Seja fazendo intercâmbio, graduação ou...

Continue lendo

Junte-se à discussão

WhatsApp Fale com a Irigon