Lista de comparação

Impostos incidentes na compra de imóveis em Portugal

Impostos incidentes na compra de imóveis em Portugal

Ao comprar um imóvel em Portugal, você deverá estar preparado para pagar não apenas o valor do bem, mas também para arcar com os impostos e taxas.

Confira neste artigo os principais impostos e taxas que incidem na compra de imóveis em Portugal.

IMI – Imposto Municipal Imobiliário

Semelhante ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), o IMI varia de 0,3% a 0,8% do valor do imóvel, dependendo do tipo, sendo mais barato para imóveis com fins de moradia e mais caro para terrenos e propriedades rurais.

Assim como o IPTU, o IMI é calculado com base no valor VPT (Valor Patrimonial Tributário) e deve ser pago todos os anos.

O VPT possui um cálculo bem mais complexo, levando em consideração área do imóvel, localização e o coeficiente vetustez (idade do imóvel). 

Existe também o coeficiente de localização, de afetação (que leva em conta a finalidade do imóvel) e o coeficiente de qualidade e conforto (se o imóvel possui piscina, garagem, áreas esportivas, etc).

Da mesma forma que o Valor Venal no Brasil, o Valor Patrimonial Tributário em Portugal também é calculado pelo poder público.

IMT – Imposto Municipal sobre Transmissões Onerosas

Além do IMI, ao comprar um imóvel há também o IMT, que vai de 1% até 8% a depender do valor do imóvel, como mostra a tabela abaixo (valores em euros).

  • Até 92.407: 1%
  • De 92.407 a 126.403: 2%
  • De 126.403 a 172.348: 5%
  • De 172.348 a 287.213: 7%
  • De 287.213 a 574.323: 8%
  • Acima de 574.323: 6%

Imposto de Selo

Cobrado deste 1660, o Imposto de Selo é o mais antigo de Portugal. Ele incide sobre todos os atos, contratos, documentos, títulos, além de outras situações previstas na tabela geral. 

Para a aquisição de imóveis, o Imposto de Selo é de 0,8% sobre o valor do imóvel.

Registro da Propriedade

O Registro da Propriedade é o processo que torna possível passar a escritura provisória da propriedade para um registro definitivo. O valor é de 150 a 250 euros.

Além disso, há também uma taxa de cerca de 600 euros para os custos notariais e registro, ou seja, as taxas de cartório.

Na hora de adquirir seu imóvel em Portugal, conte com a Irigon evite transtornos. Entre em contato conosco pelo nosso site, pelo telefone 21 2522-0042 ou pelo Whatsapp 21 98857-3738.

 

Artigos relacionados

Irigon oferece assistência e serviços de cobertura residencial, comercial ou para condomínios

Recentemente, um incêndio atingiu um apartamento do 12º andar em um edifício misto...

Continue lendo

Seguro Incêndio

Para os síndicos:  Acredite, os bens situados no interior do seu imóvel NÃO estão...

Continue lendo

Chegada do inverno e cuidados com o seu imóvel

O inverno mal chegou e já traz ao Rio as temperaturas amenas e a vontade de muita gente passar...

Continue lendo
WhatsApp Fale com a Irigon